O cabelo está opaco, seco e quebradiço?

Postado por Graziela Mendes em 18 dezembro 2010

Se este é o seu caso, dê-lhe um banho de hidratação!

Os cabelos estão sujeitos a perder o aspecto saudável devido ao excesso de sol, poluição, tinturas, escovas e chapinhas. Estes abrem as escamas da cutícula capilar, permitindo a saída das moléculas de água que hidratam os fios. Os secos sofrem mais, mas todos os tipos de cabelo – normais, oleosos, ondulados, lisos – devem receber tratamentos de hidratação para recuperar a vitalidade.

Segundo a cabeleireira Elma Rodrigues, de Tietê, a hidratação é a principal arma para reverter os estragos causados pelos itens acima. "A hidratação faz com que as escamas arrepiadas se ajeitem, melhorando a textura”, explica. Além das técnicas feitas no salão de beleza, é possível declarar guerra à fragilidade e à falta de brilho em sua casa. É que avanços tecnológicos aposentaram aqueles antigos coquetéis que empastavam os fios.
“Algumas mulheres apostam em um coquetel de tratamento, como ampola de vitamina C, de vitamina A e máscara. O problema está na mistura, pois ao adicionarem um produto mais oleoso a outro que tenha uma textura encorpada, o resultado é um mix pesado, capaz de provocar caspa e irritação no couro cabeludo”.
Elma diz também que o correto é usar um único creme potente ou uma ampola de cada vez. “Coloque o produto só nos fios (mantendo três dedos de distância da raiz)”, recomenda a profissional. A precaução evita o excesso de oleosidade nas raízes, que pode até desencadear quadros de queda.
"Eu gosto muito dos que levam queratina, aminoácidos da seda ou silicone (este impermeabiliza o fio, fazendo com que ele retenha maior quantidade de água na superfície)". No mercado há várias formulações específicas para o tipo e o estado dos fios, como os indicados para cabelos fracos, quebradiços, longos, cacheados, com tratamentos químicos ou tinturas, que permitem acertar mais facilidade. "O grande segredo é realmente escolher o produto certo", afirma a cabeleireira.
Na hora de aplicar, ela diz que o ideal é lavar o cabelo, passar o creme e fazer algo para aumentar a temperatura, como touca térmica, para que o fio se abra e o produto penetre. "É aconselhável que a aplicação seja feita em meio úmido, como vapor, para que o calor não faça com que o fio perca água para o meio externo, o que pode prejudicar o resultado", aconselha.
É importante lembrar que você deve se limitar ao tempo prescrito no rótulo. "Como a hidratação é feita em casa, muitas pessoas acabam deixando mais tempo do que deveriam", alerta. “A hidratação excessiva pode deixar as madeixas oleosas”.
A freqüência da hidratação depende das condições de cada cabelo, “o ideal é fazê-la quinzenalmente". Mas, para os extremamente danificados é recomendado fazer semanalmente.
E Elma adverte: “Não tenham medo de parecer desinformadas. Converse com sua cabeleireira, peça dicas, conte suas experiências e relate as dificuldades, nós, os profissionais permitimos que você realize algumas técnicas em seu lar. Afinal, a melhor maneira de manter o que foi feito no salão é sabendo utilizar no dia a dia adequadamente”, finaliza.
Veja como hidratar seu cabelo passo-a-passo:
• Lave o cabelo;
• Divida-o em mexas;
• Passe o produto em uma mexa de cada vez massageando com os dedos em movimentos deslizantes da raiz (mantendo três dedos de distância da raiz) às pontas, para fechar as escamas do cabelo. Coloque uma touca térmica e deixe permanecer pelo tempo determinado no rótulo do hidratante. Após, enxágüe abundantemente.
Obs.: A massagem ativa a circulação, melhora a oxigenação do couro cabeludo levando para a raiz uma quantidade maior de nutrientes, trazendo mais vitalidade aos fios. Faça movimentos de massagem, pois além de acelerar o seu crescimento, ficará mais macio, sedoso e com brilho.

 

Fonte - http://sthercosmeticos.blogspot.com/2010/12/o-cabelo-esta-ressecado-opaco.html


4 comentários:

  1. Uma hidratação é sempre importante, as vezes até um medicamento que tomamos faz mal para os cabelos. Uma saúde boa também é sinônimo de cabelos lindos!


    Bjokas!
    pontocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Grazi, como sempre. Meu cabelo anda meio estranho (ou eu que estou assim, não sei) e estou querendo cortá-lo. E o medo de não gostar dele curto? rsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Tenho a maior preocupação com meu cabelo, antes era porque eram cacheados e eu os queria macios e com volume domado, agora é porque depois da progressiva não quero que fiquem fracos e quebradiços...valeram todas as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Grazi fiz um post falando sobre seu bloguinho, passa lá ver...beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...